A palavra Onboarding pode ser traduzida como “embarcando” e se refere ao processo de integração de novos colaboradores.
É o primeiro contato do funcionário com a empresa que ele escolheu e é o momento no qual o profissional conhece a cultura e valores da organização e recebe informações relevantes sobre o negócio.
Assim, depois da integração ele estará mais preparado para começar sua jornada satisfeito com a sua escolha.
Mas para que o onboarding seja bem sucedido, é preciso planejar a agenda pensando na experiência do candidato.
Então nesse texto, vamos te contar quais são os ingredientes que não podem faltar na sua integração.
Crie vínculo emocional
Em primeiro lugar, é importante lembrar que o novo colaborador passou por um longo processo seletivo antes de chegar na integração: investiu tempo para conhecer a empresa e se preparar para o processo seletivo.
Enviou currículo, fez entrevistas e tomou uma grande decisão de carreira quando apostou na sua empresa.
Por isso, as expectativas dele são grandes! Essa rápida história deixa claro o quanto que o onboarding é mais do que um simples dia para receber o novo profissional. É também o momento de validar a decisão de entrar na empresa.
Segundo artigo da GPTW, as empresas que oferecem uma integração estruturada, relatam uma produtividade 62% melhor e um índice de permanência 50% maior entre os novos contratados.
Ou seja, uando a experiência é positiva, o novo colaborador cria um vínculo que permanece por bastante tempo. Por isso, a integração precisa ser memorável!
Para que a integração seja memorável, é preciso cuidar do conteúdo e formato transmitido. E nós vamos te ajudar com isso!
Cuide do conteúdo do Onboarding
Já vimos que fazer um onboarding é uma grande responsabilidade, certo?
Mas além de lidar com muitas expectativas de quem está chegando, outro grande desafio é pensar no conteúdo que será transmitido.
Em pouco tempo, precisamos contar o que a empresa faz e garantir que as pessoas conheçam a cultura e valores.
E para que isso aconteça, não tem nada melhor que contar sua história e origem.
Ao contar a história da empresa, falar sobre o ambiente de negócios da época, oportunidades e crenças do fundador, fica mais fácil entender por que as coisas são como são e por que a cultura se formou desse jeito.
Essas histórias são sempre inspiradoras e garantem maior engajamento e orgulho dos novos colaboradores.
Veja mais dicas práticas sobre o conteúdo que deve estar presente no Onboarding no eBook “5 erros comuns no Onboarding e como evitá-los”
EBOOK: 5 ERROS COMUNS NO ONBOARDING
O que abordar e o que não abordar
Se por um lado, falar sobre a origem da empresa é algo que trás orgulho, por outro lado, tem várias informações que são desnecessárias.
Então cuidado para não despejar milhares de informações no novo funcionário. Quando isso acontece, a experiência do Onboarding passa a ser puro estresse.
O participante fica preocupado de esquecer o que viu, fica na dúvida se deveria anotar alguma coisa e, inevitavelmente, perde o interesse pela integração.
De forma geral, o que queremos dizer é que o excesso de informações gera estresse.
Por isso, nem sempre vale a pena falar sobre organograma e todas as áreas da empresa. O tempo investido é maior e não gera vínculo emocional.
Um bom exemplo disso são os benefícios. Esse tema é importante, mas pode ser falado quando o funcionário aceita a proposta de trabalho e assina a documentação.
O Onboarding não é uma questão de quantidade de tempo investido, mas sim da qualidade do tempo investido.
EBOOK: 5 ERROS COMUNS NO ONBOARDING
Principais temas no Onboarding
É importante pensar em uma agenda que envolva os principais temas, como por exemplo:
- Sua história
- Negócio
- Valores
- Cultura,
- Etc…
Quando você define o conteúdo do seu Onboarding, meio caminho já está andado. Agora falta cuidar do formato, ou seja, em como passar essas informações de um jeito leve e descontraído, que engaje o novo público que está chegando.
Formato: Onboarding gamificado
Como já dissemos anteriormente, quando a experiência é positiva, o novo colaborador cria um vínculo que permanece por bastante tempo. Por isso, a integração precisa ser memorável!
E nada melhor do que fazer uso de jogos para transformar seu Onboarding em um momento divertido e marcante.
Além disso, jogos utilizam uma linguagem bem aderente à nova geração de profissionais do mercado.
Alguns exemplos do que é possível fazer em um onboarding gamificado:
- Linha do tempo para falar da história da empresa;
- Bingo para falar das áreas-chave;
- Supertrunfo para falar de produtos;
- Baralho de valores e outros.
Conheça outros exemplos de jogos que nós usamos na FábricaRH!
Leia mais: Onboarding Online
Vai fazer o onboarding da empresa no formato online? Então dê os primeiros passos:
ONBOARDING ONLINE: PRIMEIROS PASSOS