652521248721415 652521248721415
8 jogos corporativos para convenção de final de ano

Fábrica RH

nov 3, 2021

03/11/2021

tags:

8 jogos corporativos para convenção de final de ano 

Final de ano já chegou e agora é hora de planejar a convenção de final de ano – seja no formato virtual ou online.

E para facilitar sua vida, trouxemos algumas alternativas 100% gamificadas. Algumas delas são soluções 100% prontas, outras são personalizadas. Veja:

Integração pura

Para quem está buscando uma atividade leve, divertida, e focada somente na integração entre o time, temos duas sugestões de jogos prontos da Treinamundi, a loja de jogos prontos da FábricaRH.:

  1. Mural de Fotos

O Mural de Fotos é um jogo de tabuleiro que integra pessoas a partir de suas memórias afetivas e resgate de histórias pessoais.

Uma competição divertida que, por meio de imagens cheias de significados, inspira todo mundo a interagir e compartilhar suas experiências de vida, sonhos e valores.

Essa troca vale pontos e quem completar a trilha primeiro ou chegar mais perto do fim é o vencedor.

Saiba mais sobre esse jogo clicando aqui

  1. Vértice

Já o Vértice é um jogo de cartas com perguntas inteligentes. Assim como o Mural de Fotos, também é uma opção perfeita para a convenção de final de ano.

Gera proximidade, desperta o senso de companheirismo e possibilita que as pessoas aprendam a compreender visões diferentes das suas, a eliminar barreiras de hierarquia e até desfazer imagens pré-concebidas – aquelas que a gente cria na nossa cabeça, mesmo sem nunca ter conversado com o outro.

Esse jogo é presencial, mas pode ser facilmente adaptado para o online.

Saiba mais sobre esse jogo clicando aqui

Integração com foco nos resultados

Mas se sua empresa quer aproveitar essa convenção de final de ano para falar sobre os resultados do ano, saiba que isso também pode ser gamificado. Veja quais são as nossas sugestões:

  1. Bingo

Nosso bingo é diferente daquele bingo tradicional que todo mundo conhece. Isso porque a cada rodada trazemos um enigma para os participantes.

Ao resolver esse enigma, eles descobrem a resposta da vez e marcam na cartela.

Essa atividade permite, por meio de “pílulas”, transmitir conhecimentos importantes para a equipe de vendas. E diferente do bingo tradicional, os enigmas fazem com que os participantes se envolvam e pensem com profundidade nos temas abordados. Assim, a ideia é ganhar a atenção dos participantes e até discutir cada uma das respostas, gerando mais trocas entre eles.

Essa atividade é customizada. Ou seja, vamos montar o conteúdo de acordo com a demanda de sua empresa. Um exemplo do que pode ser abordado no Bingo são os principais resultados obtidos ao longo do ano que passou ou então, as metas do ano que está chegando.

As vantagens do Bingo são:
  • Todo mundo sabe jogar e adora um Bingo, então essa escolha agrada a todos.
  • Você pode fazer o bingo virtual ou presencial.
  • Você também pode escolher se o ganhador terá alguma premiação, tornando a competição ainda mais acirrada.

Saiba mais sobre a atividade de Bingo

  1. Meta Smart

Agora se o desafio é criar as próximas metas, o jogo Meta Smart pode ajudar.

A definição de metas funciona como uma bússola que aponta para onde queremos chegar, nos ajuda a clarear o caminho em direção aos nossos objetivos, a colocar energia no que é mais importante.

Só que não é sempre assim. Em muitas empresas, criar metas é um verdadeiro pesadelo. Pensando nisso, criamos o jogo da Meta Smart! Com ele, os participantes aprendem a metodologia Smart para criação de metas, colocando a mão na massa em um jogo de treinamento muito divertido e didático.

Saiba mais sobre esse jogo clicando aqui

Integração com foco em desenvolvimento e motivação

Outra abordagem comum em convenção de final de ano são atividades que fazem o time se desenvolver e se motivar para os desafios que virão no ano seguinte. Para isso, nossa sugestão é:

  1. Giro do Mindset

Todos nós temos um potencial incrível de desenvolvimento, mas nem sempre a gente se dá conta disso! Isso porque, às vezes, ficamos presos numa atitude mental que limita o nosso crescimento…

Com este jogo para empresas, os participantes são desafiados a identificar pensamentos e comportamentos que podem atrapalhar o desempenho.

A partir dos conceitos de mindset limitante e de desenvolvimento, as turmas se deparam com situações e desafios que fazem todo mundo refletir sobre como cada um agiria normalmente. Então, são convidados a abandonar suas limitações, adotando atitudes mentais positivas que levam sua vida pessoal e profissional mais longe.

Saiba mais sobre esse jogo clicando aqui

  1. Inimigos do Protagonismo

Um jogo para treinamento que ajuda a despertar a consciência sobre as barreiras que podem atrapalhar a performance e agir contra esses verdadeiros inimigos.

No mundo das organizações, todo profissional pode ser protagonista da sua carreira e do seu desenvolvimento, no entanto é preciso identificar e combater riscos que possam levá-lo a atuar em um papel secundário, apagado, emperrando seu crescimento. São justamente esses riscos que chamamos aqui de “Inimigos do Protagonismo”.

Saiba mais sobre esse jogo clicando aqui

  1. Nosso Reino

A dinâmica “Nosso Reino” é indicada para trabalhar a cooperação e produtividade na empresa.

Os participantes são desafiados a construir um Reino que represente como a área funciona no dia-a-dia.

Para isso, os participantes terão que criar um cenário desse Reino, mostrando o clima da área, o papel da liderança, dos stakeholders e de qualquer outra área que interaja com o time.

Ou seja, de forma lúdica, vão mostrar como se sentem dentro da área, onde estão os conflitos, onde estão as falhas de comunicação, quem está próximo de quem, o que funciona e o que não funciona nesse Reino.

Quer conhecer essa atividade com mais detalhes? Clique e baixe o ebook

  1. Migraterritório

Neste jogo, os grupos precisam conquistar territórios para alcançarem suas metas. Mas, para isso, vão precisar de muita estratégia e poder de negociação.

Isso porque eles terão de trocar peças até conseguirem o que precisam. Entretanto, o que eles não sabem é que só há um caminho possível para que TODOS possam cumprir os objetivos do jogo – e vão ter de descobrir isso sozinhos durante a atividade.

Ou seja, se não houver muita cooperação entre a turma, a empresa não atinge todas as suas metas. Emoção e diversão garantidos para quem participar!

Saiba mais sobre esse jogo clicando aqui

Convenção de final de ano personalizada

Por fim, se você prefere uma experiência 100% personalizada para a convenção de final de ano, essa é a expertise da FábricaRH. Fale diretamente conosco e vamos montar uma agenda de jogos e atividades – seja no formato online ou presencial – que vai transformar a atividade de final de ano em uma experiência mágica =)

Você também pode querer ler

Valores organizacionais: descubra a sua real importância

Valores organizacionais: descubra a sua real importância

Valores organizacionais é o tipo de tema que ganha um bom espaço no site. Você provavelmente já viu eles aparecendo junto com a missão e visão da empresa, certo? Se nunca viu, vale a pena fazer o teste agora. Acesse um site qualquer, procure a aba "sobre nós" e veja o...