652521248721415 652521248721415
Onda de demissões: o que fazer para evitar

Fábrica RH

abr 29, 2022

29/04/2022

categorias: Cultura | Liderança

Onda de demissões

Nesse texto, vamos te mostrar de onde ela surgiu e como evitá-la.

Se preferir, baixe o eBook que fizemos sobre o assunto. Boa leitura!

Se tem um assunto que está em alta no mundo do RH, é de que a onda de demissões voluntárias veio com tudo. E segue crescendo mês a mês no Brasil.

E a primeira coisa que vem à cabeça quando pensamos em demissão, costuma ser salário, certo?

Errado. Um relatório de MIT resolveu se aprofundar nos motivos que levaram à grande onda de demissões e percebeu que o motivo vai muito além do salário. São eles:

  • Cultura tóxica
  • Insegurança e reorganização do trabalho
  • Altos níveis de inovação
  • Falha no reconhecimento do desempenho
  • Má resposta ao COVID-19

Mas… o que é cultura tóxica?

Cultura tóxica

A cultura de uma empresa é definida pelo seu DNA: Seu jeito de buscar resultados, de se posicionar no mercado, de se relacionar com colaboradores e muito mais.

E um dos papeis dos líderes da empresa é justamente transmitir a cultura da empresa em ações e direcionamentos do dia-a-dia.

>> Quer entender mais? Falamos sobre cultura organizacional nesse artigo

Uma cultura tóxica é aquela que torna o ambiente difícil de se trabalhar. E isso pode acontecer por meio da postura dos líderes, na falta de espaço para inovação, falta de reconhecimento, na forma como a diretoria reage diante dos questionamentos dos profissionais, entre tantos outros exemplos.

Outro fator que contribui para as demissões é a inovação. Estranho… afinal, uma empresa inovadora teoricamente deveria atrair profissionais ao invés de afastá-los.

Inovação

Então por que será que altos níveis de inovação estão gerando demissões?

Isso tem a ver com a forma como a empresa lida com esse termo. Em empresas com cultura tóxica, a inovação é um resultado muito desejado, no entanto, nem sempre os líderes estão prontos para abraçar erros, testes e experimentações.

Ou seja, a inovação vira uma grande pressão pelo acerto, com pouco espaço para aprendizados.

Como evitar a onda de demissões ?

Quando a empresa perde um colaborador para o mercado, ela perde um talento, produtividade. Fora o tempo e dedicação para abrir uma nova vaga e buscar um profissional compatível com a cultura e cargo, fazer integração…

Então o ideal é evitar os pedidos de demissão, lutando contra a cultura tóxica, garantindo um ambiente de trabalho que abrace a inovação e garantindo maior retenção de profissionais.

Mas como fazer isso? Revendo a cultura? Reescrevendo os valores da empresa?

Nada disso. A resposta está na liderança. De nada adianta ter um discurso bonito, se os líderes não estão preparados para criar um ambiente de trabalho positivo para se trabalhar.

Uma pesquisa da Michael Page, por exemplo, indica que 8 em cada 10 profissionais pedem demissão por causa do chefe. Chocante, não?

Por outro lado, se o chefe tem o poder de gerar demissões, ele também tem o poder de reter os colaboradores. Por isso, recomendamos um treinamento que auxilie os líderes a serem mais empáticos com seu time, abertos à inovação e tolerante com erros.

Em especial, acreditamos que o mercado (de forma geral) ainda investe pouco na primeira liderança (coordenadores, supervisores…). E a consequência disso, é que nem sempre eles estão preparados para acolher, inspirar, motivar e reter os talentos da empresa.

Treinamento para Primeira liderança

Alguns dos erros mais comuns que vemos na primeira liderança, são:

  • Centralização de processos
  • Dificuldade em delegar
  • Falta de feedbacks
  • Falta de engajamento da equipe

E isso tudo pode desencadear na desmotivação, falta de confiança dentro do time e [ é claro – a onda de demissões.

Então que tal treinar os líderes da sua empresa, usando uma forma prática, dinâmica e acessível?

Jogos de treinamento para Primeira liderança

Lançamos um ebook com 7 jogos prontos da Treinamundi, essenciais para a primeira liderança.

  • Jogos para preparar a liderança sobre seu papel e responsabilidades junto ao time.
  • Jogos que ajudar o líder a criar uma cultura de segurança e bem-estar na empresa
  • Jogos que ajudar o líder a Investir e motivar seu time a buscar resultados cada vez melhores.

Alguns jogos são de tabuleiro, outros são de simulação. Alguns, envolvem competição, outros são colaborativos. Para saber mais, baixe o ebook e entenda como cada um deles funciona =)

BAIXE O EBOOK AQUI

 

 

Você também pode querer ler

Palestra online: Prepare a 1ª liderança para reter pessoas

Palestra online: Prepare a 1ª liderança para reter pessoas

Prepare a 1ª liderança para reter pessoas Nesse ano, o mercado tem como prioridade desenvolver a liderança. E essa demanda é para ontem, afinal, a onda de demissões não dá trégua e as empresas seguem perdendo seus melhores talentos para outras oportunidades. Mas o que...

Team Building presencial e gamificado

Team Building presencial e gamificado

Team Building em alta Com a volta para o trabalho presencial/híbrido, veio a necessidade de reencontro entre times. E para tornar esse momento especial, nada melhor do que planejar um Team Building. Nesse texto, vamos te dar algumas dicas de temas e atividades. Mas...