652521248721415 652521248721415
Primeira liderança: Métodos de aprendizagem que funcionam

Fábrica RH

maio 5, 2022

05/05/2022

A primeira camada de liderança da empresa, composta por coordenadores, supervisores, etc, é responsável pela gestão de grande parte do quadro de funcionários. Por isso é importante investir nesse público, garantindo que eles estejam preparados para gerir, reter e motivar os colaboradores que estão sob sua liderança.

E vale lembrar que a liderança não é como uma mancha de nascença ou como a cor dos olhos. Ela não nasce com um profissional, mas é uma habilidade desenvolvida com o tempo.

Mas como ajudar um colaborador a desenvolver sua liderança?

Recomendando livros? Dando palestras sobre liderança? Não só.

Conhecimento é sempre bem-vindo, claro. Mas nós acreditamos que o grande desafio é ganhar a atenção do colaborador para que ele vá além da teoria.

E em tempos onde nossa atenção é cada vez menor e nosso tempo é concorrido, os jogos são um dos poucos métodos que conseguem superar a atenção que damos para o WhatsApp, e-mail e atualizações infinitas nas redes sociais.

Com jogos, o colaborador passa a explorar e aprimorar habilidades, ao mesmo tempo em que vai se preparando cada vez mais para o cargo de primeira liderança.

 

Por que os jogos têm esse poder?

São vários os motivos. Vamos te mostrar:

1. Situações práticas

Primeiramente, um dos recursos presentes nos jogos é a simulação de situações práticas.

Ao fazer isso, chamamos o jogador para viver o aprendizado. Ou seja, além de receber conteúdos, ele interpreta e absorve, transformando em ações que ele pode e deve levar para o dia-a-dia.

Vamos dar um exemplo prático: Uma das responsabilidades de qualquer líder é dar feedback para seu time. Qualquer palestra pode ensinar a receita básica de como dar um feedback bem-sucedido.

Mas simulando uma situação real, o jogador pode perceber que ele tem dificuldade de desagradar as pessoas, de forma inconsciente, ele perde o foco e acaba não dando feedback como deveria.

A teoria é incrível, mas o jogo faz com que o participante se aproprie daquele conhecimento e dê um significado para o conteúdo teórico.

Procurando jogos prontos para aplicar na primeira camada de liderança da sua empresa? Baixe o eBook da Treinamundi, nosso e-commerce de jogos prontos para empresas.

>> Ebook “Prepare a primeira liderança para reter talentos”

2. Desafios

Já reparou como é confortável receber conteúdo pronto? Mas da mesma forma como ele chega até nós, esse conteúdo também se perde rapidamente.

Por isso, outro recurso interessante dos jogos é que os participantes devem se unir para chegar à uma resposta.

E esse desafio faz com que os participantes tenham discussões valiosas. Cada um, usa suas experiências passadas para contribuir para a solução.

Ao contrário do que acontece em treinamentos convencionais, o engajamento dos colaboradores durante os jogos é muito grande. Isso porque a participação de todos é fundamental para que a atividade seja executada.

As pessoas compartilham conhecimentos, vivências, discutem pontos de vista diferentes, pensam e tomam decisões conjuntas, acabam se conhecendo melhor e aprendendo com os colegas. Isso aproxima e fortalece o laço entre os participantes, tudo dentro de um clima harmonioso e divertido.

 

3. Leve e descontraído

Os jogos aproximam pessoas e é uma ótima solução para integração, como você acabou de ver. Mas além disso, os jogos também aproximam as pessoas do aprendizado.

Voltando para a infância, dá para fazer uma lista enorme de coisas que aprendemos com os jogos. Por exemplo: o lego desenvolve a coordenação motora, o dominó desenvolve raciocínio lógico, o futebol ensina a trabalhar em equipe, as brincadeiras de faz-de-conta desenvolvem a criatividade e por aí vai…

Sem perceber, aprendemos competências que fazem parte de quem somos até hoje. Esse é um dos poderes do jogo: abordar questões importantes, e às vezes bem difíceis, de um jeito descontraído, chamando os jogadores para participar o tempo todo, seja para decidir se o conteúdo está certo, errado ou demonstrar sua aplicação prática.

 

4. Humor

Lembra da sua época de escola, cursinho ou faculdade?

Você com certeza tinha algumas aulas favoritas e outras que não suportava. Certo?

Isso dependia da matéria (afinidade com determinados assuntos), mas também dependia do professor e de como a aula era conduzida.

Aquelas aulas mais divertidas eram as que mais atraíam pessoas. Enquanto as aulas mais metódicas e paradas, eram aquelas que não faziam muito sucesso entre os alunos.

Humor e boas risadas é um ingrediente valiosíssimo dentro das salas de aula. Por isso os jogos, quando bem utilizados, são ferramentas poderosas para conduzir treinamentos que conectam o participante com o conteúdo em sala.

Desenvolva a primeira liderança 

Enfim, aqui mostramos algumas das razões pelas quais os jogos podem tornar o treinamento para líderes mais eficaz.

Além de ser uma solução prática, ela também pode ser acessível usando jogos prontos.

Baixe o ebook da Treinamundi, nosso e-commerce de jogos prontos para empresas, e conheça 7 jogos para aplicar na primeira camada de liderança da sua empresa. 

>> Ebook “Prepare a primeira liderança para reter talentos”

Ou seja, é a forma mais eficiente de usar cada hora do funcionário dedicada ao treinamento, porque eles tornam a atividade memorável e, por isso, proporcionam melhores resultados.

Jogos para líderes 

Por fim, além dos jogos prontos (Treinamundi), sua empresa também pode optar por um treinamento customizado. Nesse caso, entre em contato conosco por aqui e conte qual é sua demanda. Teremos o maior prazer em retornar seu contato para compartilhar soluções fora da caixa e, é claro, totalmente gamificadas.

Você também pode querer ler

Palestra online: Prepare a 1ª liderança para reter pessoas

Palestra online: Prepare a 1ª liderança para reter pessoas

Prepare a 1ª liderança para reter pessoas Nesse ano, o mercado tem como prioridade desenvolver a liderança. E essa demanda é para ontem, afinal, a onda de demissões não dá trégua e as empresas seguem perdendo seus melhores talentos para outras oportunidades. Mas o que...

Team Building presencial e gamificado

Team Building presencial e gamificado

Team Building em alta Com a volta para o trabalho presencial/híbrido, veio a necessidade de reencontro entre times. E para tornar esse momento especial, nada melhor do que planejar um Team Building. Nesse texto, vamos te dar algumas dicas de temas e atividades. Mas...

Onda de demissões: o que fazer para evitar

Onda de demissões: o que fazer para evitar

Onda de demissões Nesse texto, vamos te mostrar de onde ela surgiu e como evitá-la. Se preferir, baixe o eBook que fizemos sobre o assunto. Boa leitura! Se tem um assunto que está em alta no mundo do RH, é de que a onda de demissões voluntárias veio com tudo. E segue...