652521248721415 652521248721415
Team Building presencial e gamificado

Fábrica RH

maio 23, 2022

23/05/2022

categorias: Team Building

Team Building em alta

Com a volta para o trabalho presencial/híbrido, veio a necessidade de reencontro entre times. E para tornar esse momento especial, nada melhor do que planejar um Team Building. Nesse texto, vamos te dar algumas dicas de temas e atividades.

Mas antes, que tal um momento inspiração, com alguns exemplos de jogos feitos por nós? Assista o vídeo!

E aí, gostou do vídeo? Os Team Building feitos pela FábricaRH são feitos sob medida, ou seja, isso significa que nossas propostas são sempre diferentes, dependendo do público, tempo disponível, formato e necessidades de cada time. Além disso, algo que fazemos muito é criar uma agenda temática. Por exemplo: ma agenda 100% no tema Copa do Mundo de Futebol.

Ficou curioso para saber mais? Então boa leitura!

  1. Reencontro

Com a pandemia, times que antes se viam diariamente, passaram a se ver somente pelas câmeras. E sem o horário de almoço e cafezinho, as trocas do mundo online ficaram limitadas a reuniões de trabalho.

Isso sem falar nos novos colaboradores, que chegaram no período de pandemia, e ainda não tiveram oportunidade de conhecer o time.

Por isso, para começar, não poderíamos deixar de fazer uma atividade para integrar o time.

Recomendamos que faça uma atividade estruturada, onde as pessoas possam contar histórias, se identificar.

Um exemplo é o Bingo demográfico que desenvolvemos para o time de TI da Bayer. Nele, os participantes montavam sua própria cartela, colando adesivos com os nomes dos colegas.

E a cada rodada do Bingo, revelávamos curiosidades sobre um integrante do time. Mais do que uma atividade leve, esse jogo criou conexão entre todos os participantes.

Outros jogos que recomendamos para esse momento de reconectar o time, são:

Mural de Fotos – Um jogo pronto que cria uma competição por meio de aposta divertidas.

Vértice – Um jogo com perguntas inusitadas que faz todo mundo compartilhar experiências.

  1. Trabalho em equipe

Outro assunto que não pode ficar de fora do Team Building é o trabalho em equipe. Principalmente nesse momento pós-pandemia, em que o trabalho remoto / híbrido segue em alta e veio para ficar!

No trabalho presencial, a cooperação entre as pessoas acontecia de forma mais natural. No entanto, a distância entre os colaboradores fez com que as pessoas trabalhassem de forma mais individual.

Por isso, na agenda de Team Building, vamos reforçar a importância da cooperação. Para isso, recomendamos alguns jogos que mostram a força do trabalho em equipe.

Espião: Um jogo inteligente que mostra que trabalho em equipe exige confiança entre os integrantes do grupo.

Migraterritório – Uma dinâmica interessante que prova que a cooperação é peça-chave para obter melhores resultados no dia-a-dia.

Como dissemos, as agendas que criamos são feitas sob medida. Esses são apenas alguns exemplos do que pode ser feito.

  1. Estratégia

Em seguida, é hora de colocar todo mundo na mesma página. Mas ao invés de fazer uma apresentação sobre próximos desafios, nós criamos um espaço na agenda para apresentar a estratégia da empresa de uma forma mais leve, divertida e interessante, usando, por exemplo, um Talk Show.

Mas vamos além do discurso. Em nossos Team Buildings, acreditamos que mais importante do que apresentar a estratégia, é garantir seu entendimento pelo time. Para isso, usamos jogos que nos ajudar a entender:

  • Como os desafios foram interpretados pelo time?
  • O time está confortável com a estratégia?
  • Eles imaginam que conseguem entregar os resultados esperados?
  • Quais medos/preocupações do time?

 

  1. Mapeamento e Resolução de problemas

Com a estratégia alinhada, estamos prontos para o próximo passo.

Grande parte do Team Building é escutar os participantes e mapear quais são os problemas que encontram no dia-a-dia e como solucioná-los.

Mas isso não significa que teremos que reservar uma parte da agenda para fazer uma discussão séria ou tensa. Pelo contrário. Usamos jogos fantásticos, que, de forma criativa, captam a visão do time até de forma inconsciente.

Ou seja, nesse momento, o objetivo é entender a visão dos integrantes sobre como a área funciona, o que precisa ser melhorado/mudado com urgência, onde está a fonte de estresse no dia-a-dia, quais processos funcionam ou não funcionam, o que toma muito tempo da área, etc…

Alguns exemplos de jogos são:

Nosso Reino – um jogo que se baseia na Era Medieval para falar sobre os desafios e papeis da área.

Mapa de Relacionamento – em meio à construção de um mapa cartográfico, os times mostram os pontos mais sensíveis da comunicação e trocas entre a área e stakeholders.

Os jogos, somados ao debriefing do nosso time, vão esclarecer e unificar a visão dos problemas e soluções da área. Esses jogos costumam ser um dos pontos altos da agenda de team Building, justamente por trazerem insights importantes sobre os GAPS da área.

 

  1. Reconhecimento

A liderança pós-pandemia tem novos desafios e necessidades. Um deles é fazer com que cada integrante do time se sinta reconhecido e valorizado pelo seu trabalho. Por isso, em nossos Team Buildings, criamos atividades para garantir que os integrantes se sintam parte essencial do time. Alguns exemplos de jogos são:

Sacolinha do reconhecimento – uma atividade que é feita ao longo de toda a agenda e garante trocas muito valiosas entre os integrantes do time.

TBB – um jogo de feedback baseado no Big Brother Brasil, com direito a queridômetro e mapeamento de oportunidades de desenvolvimento.

O que não pode faltar no seu Team Building

Por fim, o que não pode faltar no seu team Building é:

  • Agenda pensada nas necessidades do time
  • Atividades interessantes, que geram engajamento
  • Jogos que trazem insights importantes para o time
  • Debriefing que conecte as atividade e ajude o time a enxergar a estratégia da área

Com tudo isso, os participantes sairão do encontro prontos para colocar a mão na massa e fazer a diferença.

Curtiu? Peça sua proposta customizada.

 

Você também pode querer ler

Palestra online: Prepare a 1ª liderança para reter pessoas

Palestra online: Prepare a 1ª liderança para reter pessoas

Prepare a 1ª liderança para reter pessoas Nesse ano, o mercado tem como prioridade desenvolver a liderança. E essa demanda é para ontem, afinal, a onda de demissões não dá trégua e as empresas seguem perdendo seus melhores talentos para outras oportunidades. Mas o que...

Onda de demissões: o que fazer para evitar

Onda de demissões: o que fazer para evitar

Onda de demissões Nesse texto, vamos te mostrar de onde ela surgiu e como evitá-la. Se preferir, baixe o eBook que fizemos sobre o assunto. Boa leitura! Se tem um assunto que está em alta no mundo do RH, é de que a onda de demissões voluntárias veio com tudo. E segue...